Rifa, uma aliada dos formandos


 

Que fazer aquela festa grande e inesquecível tem um custo considerável, todo mundo sabe, mas soluções simples podem reforçar bastante a verba para custear uma boa formatura. E hoje falaremos das rifas.

Ideia ultrapassada? Jamais!

Sim, as rifas nunca são ideias ultrapassadas. Quem poderia estar mais disposto a ajudar do que quem está próximo aos próprios formandos?

Hoje, as rifas, ou ações entre amigos, como algumas pessoas gostam de chamar, estão cada vez mais modernas. Além dos tradicionais bloquinhos, é possível contar com a ajuda dos aplicativos de mensagens, redes sociais e várias outras ferramentas digitais para reforçar as vendas.

Portanto preparem-se, dêem uma boa afiada na lábia e mãos à obra.

Por quê funciona?

Todos nós sabemos que universitários raramente possuem grandes recursos, portanto a rifa é uma solução com pouco investimento e grande possibilidade de retorno. Mas para que funcione, a galera tem que se unir e se empenhar a esvaziar todos os talões. Outro ponto importante é que as regras do sorteio sejam bem claras e justas.

Balanceando o custo-benefício.

Uma boa rifa é aquela que funciona bem para todos os envolvidos, incluindo quem vai comprar. Sim, sortear uma cesta de café da manhã não é a mesma coisa que sortear um carro e isso faz parte do planejamento da rifa. A comissão de formatura deve sentar e decidir com calma o que será sorteado e, a partir daí, calcular um valor que seja atrativo aos compradores da rifa e que dê um bom retorno financeiro ao fundo de formatura. Afinal, quem não quer ganhar uma moto ou um carro pagando apenas R$5,00? Mas o dinheiro resultante de uma rifa nesse valor geraria retorno para a turma depois de comprado o prêmio?

Quem disse que precisa ser uma só?

Como dissemos no post anterior (acesse aqui), o bom de quem faz planos com antecedência é que eles podem se adaptar melhor. Se a comissão de formatura foi criada com bastante tempo até a formatura, é possível planejar diversas rifas ao longo do curso. Inclusive usar de parte dos fundos levantados por uma das rifas de prêmios menores para ousar um sorteio de prêmios maiores. Por que não, né?

Aproveite as oportunidades.

Existem inúmeros eventos ao longo do ano em qualquer universidade (quando não estamos em cenário de pandemia, é claro) e aproveitar esses momentos pode ajudar bastante a esvaziar alguns daqueles bloquinhos extras da sua rifa. Calouros e veteranos de seu próprio curso ou de outros cursos podem se solidarizar à causa e acabar rolando uma ajuda mútua entre vocês. Hoje eles compram sua rifa, em outra ocasião você retribui o gesto.

Prêmio decidido, talões na mão, então partiu vender!

Tudo pronto. Então agora é colocar as estratégias de venda em prática. E vale de tudo nessa hora: olhar de bichinho carente, aquela lábia de vendedor, dizer que é para a formatura, pedir ajuda para a família, para os amigos etc. Quanto mais você investir na formatura maior é a garantia de ter uma festa incrível e com a participação de todos.

Vantagem 100%.

Quando a formatura é organizada pela 100% Eventos, os valores arrecadados com as rifas são usados para ajudar a cobrir os gastos da festa, contribuindo assim com todos os formandos participantes, independente da turma.

Está participando da Rifa 2020?

Se você está aqui e está participando da nossa rifa então pode acessar o regulamento completo em www.rifa.100eventos.com.br e ver todos prêmios e as regras.